29.9.09

O QUE É VOCAÇÃO?

Vocação é o chamado amoroso de Deus na vida de cada um dos seus filhos e filhas. A resposta a este chamado não pode ser outra senão também de amor e de gratidão. Amor que se expressa no fazer-se instrumento do amor de Deus no serviço aos irmãos.

Existem 7 principais vocações

em que a Santa Madre Igreja Católica enfatiza.

Vocação:

n À vida

n À santidade

n À vida cristã

n Vocação missionária

n Vocação matrimonial

n Vocação Religiosa

n Vocação sacerdotal

Vocação à vida:

Primeiro chamado de Deus. Deus nos chama a viver neste mundo, como pessoas humanas gratas por ter este dom. Respondemos a esta vocação vivendo de uma forma digna e humana, desde a nossa concepção.

A vida humana é SAGRADA! É um PRESENTE a ser: acolhido, agradecido, descoberto, usado, protegido, desabrochado, partilhado.

Diante do chamado de amor que Deus nos faz à vida, nossa resposta de gratidão é o empenho cotidiano em administrar esta vida da melhor maneira possível.

Vocação universal à Santidade:

Deus chama todos a serem santos como Ele é Santo. Todas as pessoas são chamadas por Deus a viverem por amor e no amor. Esta é a mais genuína vocação humana; as demais são caminhos para viver esta.

Vocação Cristã:

É a vocação que abraçamos no dia do nosso batismo: ser

seguidores de Jesus Cristo, como presença viva de seu amor no mundo onde vivemos. Este chamado é vivido pelos solteiros e casados, leigos e consagrados.

Vocação Missionária:

Há pessoas que se sentem chamadas por Deus para serem missionárias, levando a palavra de Deus aos mais diversos lugares, países e continentes. São leigos e leigas, solteiros e casados, religiosos e religiosas, padres, pessoas que colocam suas vidas e suas profissões a serviço da evangelização dos povos.

Vocação Matrimonial:

Chamados por Deus ao Sacramento do matrimônio (casamento), o homem e a mulher assumem a missão de viver entre si o amor de Cristo pela Igreja, o amor de Deus pelo seu povo, cultivando o verdadeiro amor, a fidelidade e abertos à vida.

Vocação Religiosa:

Pessoas que são chamadas por Deus para consagrarem suas vidas livremente à Ele, vivendo em Obediência, Castidade e sem nada de próprio, fazendo-se livres para o serviço de Deus nas mais diversas atividades no meio da humanidade. São as irmãs, os irmãos, os frades e os padres de congregações ou ordens religiosas.

Vocação Sacerdotal:

Deus chama membros de seu povo a consagrarem a sua vida na continuação da missão de Jesus Cristo, como sacerdotes (presbíteros, padres), exercendo o ministério e o serviço de animar o povo de Deus, como instrumentos do amor e da misericórdia de Deus pelos seus filhos e filhas.

REFLITA:

Você quer ser feliz?

Você está convencido(a) de que a gente só pode ser feliz de verdade quando ajuda as outras pessoas a serem felizes também?

Para qual vocação específica você se sente chamado(a) por Deus, como Cristão(ã): Casar-se, ser Missionário(a), ser Padre / Irmã (religiosa) ou Irmão (religioso).

Venha Ser um Frade Franciscano Menor

A VIDA é o primeiro chamado de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Frades Franciscanos